Eu Sou Deus
Todos temos uma relação com Deus. A minha não é das melhores, mas também tenho uma. Baseia-se na premissa de eu não ligar a Deus e de Deus, por seu turno, não me ligar a mim. É uma relação estranha, que foi, em tempos, "normal". Fui batizado, frequentei a catequese, aprendi a rezar e fui à missa. Falava diariamente com ele. Quase até à minha vida adulta. Cheguei a temer a sua ira e os castigos eternos. Ninguém quer passar o resto dos seus dias no inferno. Só que cansei-me de não ter resposta. Deixei de acreditar numa entidade invisível, mal caracterizada, num livro escrito por um ser humano imperfeito, há milhares de anos atrás.
Serei ateu? Agnóstico? Não sei. Um ser omnipotente e omnipresente, criador de todo o universo, deve ter controlo sobre os seus "filhos". Verdade? Pelo menos, devia. Mas vieram com a história do livre arbítrio e de que somos livres de fazer escolhas e viver a nossa vida. Eu acredito nisso, que somos livres de fazer e ter tudo o que quisermos. Mas isso vai contra toda a teoria teológica. Da mesma forma que, se Deus é omnipotente, é capaz de criar uma pedra grande o suficiente para ser tão pesada que nem o próprio Deus a poderia levantar. Mas Deus não é capaz de criar uma pedra assim tão grande, logo não é omnipotente. E, mesmo que conseguisse, deixava de a poder levantar, logo continuaria a não ser omnipotente. As sagradas escrituras estão erradas. De propósito? Por lapso? Não quero saber. A igreja entrou numa "batalha" contra a ciência. Foi Deus quem criou a Terra e não uma explosão de matéria. Deus criou o Homem e o Homem existe desde os primórdios do universo, não evoluiu de uma minúsculo ser unicelular. Não houve dinossauros, nem neandertais. Ainda que haja várias provas em contrário. A maioria delas físicas, palpáveis.
Estarei a escrever para desancar na igreja, mais uma vez? Para fazer troça da figura de Deus? Não, nada disso. Sou um homem da ciência e um estudioso, por natureza. Procuro respostas a todas as minhas perguntas. Todos os dias. "O que não sei, aprendo" é um bom lema. Pelo menos para mim. As perguntas nunca fugiram. Deus existe, ou não? Será que estou errado (detesto estar errado)? Deus existe. Muitos dirão que estou louco. Talvez esteja. Mas Deus não é, nem de perto, nem de longe, um senhor de barbas que vive por cima das nuvens. Deus não teve filhos. Deus sou eu. És tu. É a pedra da calçada, o tampo da cadeira, a célula que vive no teu corpo. Deus é energia. Átomos: eletrões e protões que chocam uns contra os outros, criando formas. É o ar, a água, a terra e o fogo. O universo começou com uma explosão de energia. Essa energia criou partículas que evoluíram para planetas. Nos planetas a energia criou células. As células foram procriando e crescendo. Nasceram os dinossauros, morreram os dinossauros. Nasceu o homem, evoluiu, desenvolveu o intelecto e criou a tecnologia. Fez o mundo. Criou a física. Pelo meio, achou necessidade de criar deidades, para se sentir apoiado e encontrar um "caminho". E procurou explicar o que se achava inexplicável. Criaram-se os Deuses.
No fundo, a física e a matemática são a "linguagem" de Deus. É na ciência que se encontram os segredos do universo. Milhares e milhares de estrelas e planetas. Possibilidades de espécies de vida diferentes. E, como explica a física quântica, todos os resultados diferem, dependendo da perspetiva do observador. Daí a existência de tantos seres divinos, de tantos nomes diferentes, para uma mesma entidade. A energia. Ensinaram-no-la na escola, mas esqueceram-se de nos dizer que é muito maior do que aquilo que pensávamos.
Eu sou Deus, tu és Deus, o universo é Deus. Goza-te, goza-o e goza a vida.
Cada vez gosto mais do que escreves!
ResponderEliminar