Hipocrisia

Eu não suporto hipocrisia. Por esse motivo sou contra a igreja. Não gosto de políticos. E muitos outros "não gosto" que nutro. Mas o pior disto é quando nos apercebemos que somos, também, hipócritas.

A igreja prega uma vida de sacrifícios. Deus ajuda quem mais dá. Coisas desse género. E, sim, não é só a igreja católica que o faz, mas todas as novas religiões, à sua maneira e feitio. Os políticos pedem trabalho, dedicação, austeridade. Mas nenhum deles segue aquilo que prega. Os padres vivem em abundância, enquanto os fiéis dão o corpo ao manifesto. O mesmo fazem os políticos, que fogem aos impostos, auferem avultados salários e reformas e reformas aliadas aos salários. São, para mim, o cúmulo da hipocrisia no mundo. Há mais casos, mas no meu entender, estes serão os mais flagrantes.

No entanto, o que me incomoda, particularmente, é que eu sou como eles. Passo a vida a dar conselhos e a impor regras de moral aos que me rodeiam. Tento mudar os seus comportamentos e formas de pensar. Incutir neles aquilo que, com certeza, quero incutir em mim. Faço deles o meu espelho e tento alterar o reflexo, em vez de alterar o homem em frente ao espelho. Não passo de um hipócrita, com a mania que sabe tudo da vida e que possui as respostas e soluções para os problemas do mundo.

Por ter descoberto isto, tomei uma decisão. Vou parar de dar lições de bons costumes a quem quer que seja. Acredito, plenamente, que temos, dentro de nós, a capacidade de tomarmos decisões e fazermos o que é melhor para nós. E, como acredito nisso, o melhor mesmo é deixar que, aqueles de quem gosto, tomem as suas decisões e vivam as suas vidas como bem entenderem. Eles saberão o que fazer face às situações que se lhes apresentam.

Estou decidido a acabar com a hipocrisia. Em mim e não no mundo. É o primeiro e único passo lógico a dar.

Comentários

Mensagens populares